Olá, muito prazer.
Me chamo Pedro de Freitas!
Sou um programdor full stack, conto com mais de três anos de experiência em desenvolvimento de software.
Nessa sessão você encontrará um breve resumo do início da minha carreira como desenvolvedor e um pouco sobre minhas metas.
Resumo profissional:
Especializado em JavaScript e Java, com domínio em frameworks como Next.js, NestJS e Spring. Tenho habilidades avançadas em TypeScript, React, Node.js, e bancos de dados como MySQL, PostgreSQL, Redis e MongoDB, além de experiência com Docker, Kubernetes e ferramentas DevOps como Ansible, SonarQube e Terraform.
Em minha experiência profissional na Carefy, desenvolvi dashboards, otimizei processos internos e realizei análises em bancos de dados MySQL. Já como autônomo, criei sites de streaming de vídeo utilizando PHP, JavaScript, React, MySQL e WordPress, e gerenciei infraestrutura em servidores VPS.
Atualmente, contribuo para o projeto Leaf Pallete, desenvolvendo interfaces com TypeScript, React, Next.js 14 e Tailwind CSS, e desenvolvo a plataforma Docunder com TypeScript, Node.js e NestJS. Sou graduando em Engenharia de Software pela FIAP, tenho cursos complementares em desenvolvimento full stack e DevOps pela Full Cycle, Rocketseat, ITA (Coursera) e DIO.
O início da jornada do herói:
No início de 2018 comecei um novo hobby, animes. Fiquei extremamente viciado, mas naquela época era muito complicado para assistir, pois não eram tão acessíveis. Então, tive que buscar formas alternativas e fiquei frustado com as opções que encontrei, resolvi então criar o meu próprio site, mesmo sem nenhum conhecimento em programação. Aprendi a programar na marra, com a ajuda de alguns amigos e procurando tutoriais no YouTube, tentando e errando. Assim nasceu o Animes One HD.
Em alguns meses, o site já tinha milhões de acessos e usuários. Foi uma experiência incrível, que me fez apaixonar por programação, fiquei fascinado com o potencial que algumas linhas de código tinham. Mas só em 2021 comecei a me considerar um "desenvolvedor", quando passei a trabalhar para terceiros e a estudar mais a fundo. Isso me permitiu monetizar meu conhecimento e viver de forma autônoma. Encerrei o ciclo do AOHD em 2023, mas ele sempre será meu xodó.
Apesar de ser formado em Produção Audiovisual, optei por não permanecer na área, pois felizmente minha paixão era outra. Depois de muito tempo pensando, decidi que em 2024 era hora de realmente começar uma carreira de verdade, me matriculei na faculdade de Engenharia de Software, encerrei meu CNPJ de prestador de serviço, me preparei financeriamente para a jornada e comecei a focar 100% nos estudos novamente. Agora cá estou eu, tentando me inserir no mercado, depois de passar bons anos como autônomo.